Observatório da Deficiência e Direitos Humanos

Lista com os idiomas do site:
Lista das redes sociais:
Lista com o menu do site:

Mediateca

• Para assinalar o décimo primeiro aniversário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU a 13 de dezembro de 2006, e ratificada por Portugal em 2009, o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), sediado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), realiza, no dia 13 de dezembro, o seu II Encontro – Deficiência, Cidadania e Inovação Social.

Saber mais
  • Na sequência de o Comité da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência ter identificado algumas lacunas no que respeita à interpretação e implementação do artigo 5º (Igualdade e não discriminação) da Convenção da Deficiência, encontra-se em preparação um Comentário Geral sobre o mesmo (consultar no link abaixo versão em inglês).

Saber mais
  • No âmbito do processo de Consulta Pública sobre a proposta de alteração do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, que terminou a 30 de setembro, o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, e os membros do seu Conselho Consultivo, enviaram sugestões e comentários à proposta apresentada.

Consulte em baixo o documento que esteve em discussão pública (alteração do DL 3/2008 – versão para consulta pública), e os contributos do ODDH para a mesma.

Data de publicação: 09-10-2017

Saber mais
  • O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) realiza o seu II Encontro no dia 13 de dezembro de 2017, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa. Assinalando a passagem do 11º aniversário sobre a aprovação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pela Assembleia Geral da ONU, este Encontro tem por objectivo promover uma reflexão alargada sobre o desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência em Portugal, envolvendo o movimento da deficiência, decisores políticos e investigadores.

Saber mais
  • Realiza-se nos dias 11 e 12 de outubro, na Universidade do Algarve, o III Seminário do GAENEE - Caminhar para um Ensino Inclusivo: Políticas, Práticas e Desafios! A submissão de propostas de Comunicação encontra-se aberta até 8 de outubro, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.