WHO | Deficiência e gestão do risco em situações de emergência

11/10/2013
675d28c04794e3c683f4419536c4c15f M

As pessoas com deficiência são desproporcionalmente afetadas nas situações de emergência e experienciam elevadas taxas de mortalidade nestes contextos.

Para assinalar o Dia Internacional Para a Prevenção de Catástrofes Naturais 2013, a CBM, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Organização Internacional para as Migrações, a UNICEF, o Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes e a Organização Mundial de Saúde, lançam um guia de orientações para destacar as necessidades das pessoas com deficiência, antes, durante e depois das situações de emergência.

O Guia de Orientação sobre a Deficiência e a Gestão do Risco de Emergência para a Saúde é um pequeno guia prático que abrange ações para a gestão de risco em situações de emergência, tais como a avaliação de risco, prevenção, preparação, resposta, recuperação e reconstrução. Desenvolvido principalmente para os atores da saúde que trabalham na gestão de risco de catástrofes e emergência ao nível local, nacional ou internacional, e em agências governamentais ou não governamentais, o guia assinala as ações relacionadas com a saúde que são necessários para assegurar que os apoios principal e específico estejam disponíveis e acessíveis às pessoas com deficiência em situação de emergência. Para ler o guia, clique aqui.