No passado dia 2 de dezembro, o Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos (ODDH), participou no evento “Portugal e os Direitos das Pessoas com Deficiência: perceções e desafios”, promovido pelo Mecanismo Nacional de Monitorização da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – Me-CDPD, que teve lugar no Auditório António de Almeida Santos, no Edifício Novo da Assembleia da República.
Durante a sessão a equipa do ODDH apresentou os resultados preliminares do estudo “Atitudes e Perceções da População Adulta Portuguesa sobre Deficiência” promovido pelo Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e realizado pelo ODDH, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ODDH).
Este estudo procurou conhecer o que a sociedade portuguesa pensa sobre a deficiência. Para o efeito foi realizado um questionário por telefone a uma amostra representativa da população portuguesa com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. O trabalho de campo, que decorreu entre 01 de outubro e 30 de outubro de 2025, foi da responsabilidade da E.M. Estudos de Mercado, tendo sido recolhidas 1000 respostas válidas, no continente e ilhas, com uma margem de erro de +/- 3,10% para um nível de confiança de 95%.



