O conceito de escola inclusiva foi introduzido na legislação portuguesa em 2008 pelo Decreto-Lei 3/2008, com o objectivo de acolher e reter na escola grupos tradicionalmente excluídos (ex. estudantes com deficiência). Porém, numa perspectiva de direitos humanos, a concretização prática da escola inclusiva implica o respeito pela diversidade humana na comunidade escolar no seu todo, como de resto a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência preconiza (artº. 24.4). Neste sentido, este estudo exploratório propõe-se colmatar lacunas no conhecimento sobre a situação dos professores com deficiência nas escolas, os tipos de barreiras e desafios que enfrentam na sua prática profissional, e as representações existentes sobre esses professores. Assim, este projecto de investigação envolverá:
- Um estudo quantitativo, por questionário, de caracterização dos professores com deficiência em Portugal;
- Um estudo exploratório, qualitativo, sobre as trajectórias dos professores com deficiência, procurando perceber factores de (in)sucesso, e por fim,
- Um estudo qualitativo, sobre as representações e práticas da comunidade escolar sobre os professores com deficiência, em específico: (i) dos professores sem deficiência, (ii) dos alunos com e sem deficiência, (iii) dos directores das escolas.
A recolha e análise desta informação é fundamental para permitir identificar obstáculos, facilitadores e boas práticas no que respeita à inclusão dos professores com deficiência e a sua relação com a escola inclusiva.
Data de início e término do projeto
Junho a Dezembro de 2016
Investigador Responsável
Professora Doutora Paula Campos Pinto
Equipa de Investigação
Alice Trindade (CAPP/ISCSP-ULisboa)
Albino Cunha (ISCSP-ULisboa)
Leonor Borges (UALG)
Patrícia Neca (ODDH/ISCSP-ULisboa)
Jorge Vide (ODDH/ISCSP-ULisboa)
Parceiros e Consultores
Fernando Serra (ISCSP-ULisboa)
FENPROF