A Argélia tem vindo a desenvolver um esforço no sentido da promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência, marcado pela ratificação, em 2009, da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRDP). Todavia, a aplicação da Convenção permanece limitada, subsistindo a necessidade de realizar uma avaliação clara e rigorosa dos progressos alcançados ao nível da inclusão social de pessoas com deficiência.
Este projeto responde a essa necessidade, propondo a construção e aplicação de uma bateria de indicadores para avaliar a inclusão social das pessoas com deficiência na wilaya (divisão administrativa) de Argel, através da realização de:
- Um inquérito quantitativo de caracterização da situação social das pessoas em situação de deficiência;
- Entrevistas qualitativas sobre os obstáculos que estas pessoas enfrentam no seu quotidiano;
- Um estudo sobre a complementaridade dos serviços de apoio a pessoas com deficiência, desenvolvido junto de representantes de organismos públicos e organizações não-governamentais.
Adotando as premissas metodológicas do projecto Disability Rights Promotion International (DRPI), este estudo de investigação-ação participada assumirá uma visão da deficiência assente no modelo dos direitos humanos, associado a uma componente de envolvimento e capacitação das pessoas com deficiência e das suas organizações ao longo de todo o processo de investigação.
Data de início e término do projeto
01-10-2013 a 01-10-2014
Equipa de investigação
Paula Campos Pinto (Investigadora Responsável; ISCSP/ULisboa)
Fausto Amaro (ISCSP/ULisboa)
Marcia Rioux (York University, Toronto, Canadá)
Albino Cunha (ISCSP/ULisboa)
Teresa de Almeida e Silva (ISCSP/ULisboa)
Teresa Pinto (ISCSP/ULisboa)
Parceiros
Fédération Algérienne des Personnes Handicapées
LEAD Maghreb/Handicap International
Entidade Financiadora
Este projeto enquadra-se no programa LEAD Maghreb, promovido pela Handicap International, com financiamento da US-Middle East Partnership Initiative (MEPI).