20-11-2015 | Encontro nacional debaterá apoio para professores com deficiência

20-11-2015 | A investigadora Paula Campos Pinto, coordenadora do Observatório da Deficiência e os Direitos Humanos defendeu durante esta sexta-feira a necessidade de apoiar os professores com deficiência para que a escola seja verdadeiramente inclusiva para toda a comunidade, afirmando que esta é uma ainda por estudar em Portugal.

"Em Portugal não existe nenhuma pesquisa sobre esta temática, há que compreender melhor este problema" afirmou a investigadora. Esta investigadora estudou o trabalho feito noutros países ao longo dos últimos anos e concluiu que estes professores são "competentes e dedicados", afirmando que tendo estes profissionais passado pela segregação da escola especial, empenham-se numa escola inclusiva, tendo ainda referido que os alunos têm normalmente "uma representação positiva" destes docentes, acabando por reconhecer o seu esforço e o seu trabalho, conta o Notícias ao Minuto.

A deficiência no exercício da profissão docente será tema de um encontro nacional que a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) promove este sábado pela primeira vez em Lisboa, juntamente com a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD).

Paula Campos Pinto afirma que é necessário apoiar a inserção destes professores, ao que também o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, bem ressalvar que quando se fala de inclusão é normalmente por causa dos alunos com necessidades especiais, deixando esquecidos os professores.

O Secretário-geral lembrou que "existem quotas para que possam concorrer (a um lugar nas escolas), mas não sabemos sequer como funcionam, nem quantos são os docentes afetados porque o Ministério da Educação nunca facultou esses dados", havendo mesmo professores que, para poderem fazer o seu trabalho, suportam despesas elevadas.

Outra das dificuldades que estes docentes encontram, segundo o representante da Fenprof, é o facto de, nas escolas, ainda existirem muitas barreiras arquitetónicas para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo edifícios intervencionados pela Parque Escolar.

Durante o encontro, apoiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, vão ser apresentados testemunhos de docentes.

(Com colaboração de Diana Gonçalves)

In Oeiras Digital | 20-11-2015