CANDIDATURAS ENCERRADAS | Formação Especializada - "Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência", no ISCSP-ULisboa

Encerraram as candidaturas para o Curso de Formação Especializada em “Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”, no âmbito do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), organizado pelo Instituto de Intervenção e Políticas Sociais (IIPS), unidade orgânica do ISCSP-ULisboa.

Neste curso pretende-se que os participantes desenvolvam competências que potenciem e facilitem a inclusão e retenção profissional das pessoas com deficiência em entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos, promovendo assim a sua empregabilidade.

Objetivos específicos

• Promover um entendimento da deficiência baseado no modelo social e de direitos humanos e entender a sua relevância para as políticas públicas do emprego;
  • Fornecer uma contextualização sobre a situação das pessoas com deficiência na área do trabalho e emprego, em Portugal, e veicular informações relevantes sobre as medidas de apoio disponíveis no contexto nacional para promover a sua integração profissional;
  • Capacitar para a contratação de pessoas com deficiência, facultando informações sobre competências e benefícios da sua inclusão profissional, e fornecendo ferramentas práticas e estratégias de gestão de talento de profissionais com deficiência.

Destinatários

Profissionais do setor público, privado e sem fins lucrativos, incluindo chefias de topo, intermédias e trabalhadores/as diretamente envolvidos/as em funções de recrutamento, seleção e gestão de carreiras.

Candidaturas exclusivamente online. Mais informação, aqui disponível.

Condições de Funcionamento

A carga horária de cada unidade curricular é de 3 e 6 horas de contacto (36 horas letivas), tendo cada aula a duração de 3 horas.

As aulas serão lecionadas durante dois dias por semana, às segundas e terças-feiras. O curso funcionará nas instalações do ISCSP em sala a indicar.

Plano Curricular e Corpo Docente

- Modelos de Abordagem à Deficiência e Políticas Públicas

• Breve caracterização dos principais modelos de abordagem à deficiência;
  • Modelos de abordagem à deficiência e processos de conceção e implementação de políticas públicas;
  • O conceito de adaptações razoáveis.

Paula Campos Pinto
(Professora Associada do ISCSP-ULisboa; Coordenadora do ODDH-ISCSP; Membro fundador, Investigadora e Co-Coordenadora do CIEG-ISCSP)

- Quadro Legal e Político sobre Emprego e Deficiência: Perspetivas Nacionais e Internacionais

• O artigo 27.º “Emprego e Deficiência” da CDPD;
  • O quadro legal e político de apoio ao emprego das pessoas com deficiência em Portugal e na UE;
  • Medidas públicas de apoio à contratação, adaptação do posto de trabalho e manutenção do emprego;
  • Sistema de Quotas (público e privado).

Patrícia Neca
(Professora Auxiliar Convidada do ISCSP-ULisboa; Investigadora do ODDH-ISCSP)

Mainstreaming da Deficiência na Cultura e Práticas Organizacionais

• A importância do alinhamento da cultura institucional;
  • Aspetos a considerar no desenvolvimento de um plano de inclusão: Acessibilidades, plano de comunicação, outros.

Teresa Janela Pinto
(Professora Auxiliar Convidada do ISCSP-ULisboa; Investigadora do ODDH- ISCSP e do CIEG-ISCSP)

- Processo de Inserção Profissional e Gestão de Relações Interpessoais em Contexto de Trabalho com Pessoas com Deficiência

• O processo de inserção profissional: abordagem metodológica;
  • Competências da chefia: tutoria, comunicação, liderança e gestão de conflitos;
  • Estratégias de apoio à interação e cooperação.

Cristina Figueiredo
(Gestora de Marketing Social; Coordenadora do Centro de Recursos para a Qualificação e o Emprego; Consultora de Percursos de Orientação e Inserção Profissional; Acompanhamento Pós-Colocação; Promotora de Ações de Sensibilização para a Inclusão de Pessoas com Deficiência na CERCICA)

-  Boas Práticas na Contratação e Acompanhamento de Pessoas com Deficiência em Contexto de Trabalho

• Metodologias facilitadoras da integração profissional das pessoas com deficiência;
  • Exemplos de boas práticas;
  • Testemunho de empresários.

Sara Pestana
(Coordenadora da OED - Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência; Coordenadora da Escola de Produção e Formação Profissional da Fundação LIGA)

- As Organizações da Deficiência no Contexto Nacional: Parcerias Estratégicas

• Caracterização do panorama do movimento português da deficiência;
  • Conhecer o trabalho desenvolvido pelas organizações da deficiência;
  • Recursos disponíveis.

Patrícia Neca
(Professora Auxiliar Convidada do ISCSP-ULisboa; Investigadora do ODDH-ISCSP)

-  Projeto/Elaboração de Plano de Inclusão

• Elaboração de plano de inclusão.

Paula Campos Pinto

Para mais informações, consultar aqui o site do ISCSP.