Chamada de trabalhos até 15 de setembro | IV Encontro do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (13 dezembro 2019)

O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) realiza o seu IV Encontro no dia 13 de dezembro de 2019, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa. Nesta edição, realizada na data em que se assinala o 13º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), e no ano em que se comemoram os 10 anos sobre a sua ratificação por Portugal (em 2009), pretende-se promover uma reflexão alargada sobre os progressos alcançados e os desafios que permanecem ao cumprimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência em Portugal.

No âmbito deste IV Encontro será apresentado publicamente o relatório elaborado pelo ODDH - ‘Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2019’ -, que sistematiza, a partir de fontes secundárias, as principais informações estatísticas sobre deficiência em Portugal nas seguintes áreas: Trabalho e Emprego, Educação e Condições de Vida e Proteção Social. Para debater os aspetos essenciais deste relatório será organizada uma mesa redonda com oradores convidados. Adicionalmente, o Encontro contará ainda com sessões paralelas onde se pretende dar visibilidade à produção científica levada a cabo pelos investigadores na área da deficiência.

Chamada de Trabalhos – até 15 de setembro de 2019
Com o objetivo de favorecer um lugar de encontro científico na área dos Estudos da Deficiência em Portugal e de divulgação de projetos de intervenção inovadores neste domínio, fomentando o intercâmbio e disponibilização de novos conhecimentos, o ODDH convida todas e todos os interessados a submeter os seus trabalhos, até dia 15 de setembro de 2019.

As propostas deverão focar-se na temática da deficiência, podendo considerar, entre outros, os seguintes eixos temáticos:
•    Condições de vida, proteção social e vida independente;
•    Educação inclusiva;
•    Cidadania e participação política;
•    Vida cultural e expressões artísticas.

Modalidades de apresentação:
- Comunicação oral (entre 10 a 15 minutos).
- Poster (5 minutos);

Resumo:
- No máximo 300 palavras;
- Título, autor/a e afiliação;
- Modalidade pretendida: Comunicação ou Poster;

Datas importantes:
Data limite para a submissão de resumos (até 300 palavras): 15 de setembro de 2019
Notificação de aceitação: 10 de outubro de 2019

As submissões recebidas serão avaliadas pela Comissão Executiva do IV Encontro do ODDH constituída pelas seguintes entidades:

•    ANDST - Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho
•    Associação NOVAMENTE
•    FPDA – Federação Portuguesa de Autismo
•    FPAPC - Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral
•    FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social
•    Fundação LIGA
•    HUMANITAS - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental
•    ODDH/ISCSP – Observatório da Deficiência e Direitos Humanos

A entrada é livre, apenas sujeita a inscrição prévia.
Informação sobre inscrições disponível em breve.

EDIÇÕES ANTERIORES

» 13 dez. 2018 | III Encontro do ODDH - Deficiência, Trabalho Digno e Cidadania
» 13 dez. 2017 | II Encontro do ODDH – Deficiência, Cidadania e Inovação Social
» 12-13 dez. 2016 | I Encontro do ODDH e Simpósio Comemorativo dos 10 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Para obter informações adicionais sobre os encontros anteriores, por favor, clique aqui.