Chamada de trabalhos até 30 de setembro | III Encontro do ODDH - Deficiência, Trabalho Digno e Cidadania (13 dez.)

14-09-2018 | O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) realiza o seu III Encontro no dia 13 de dezembro de 2018, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa. Nesta edição, realizada na data em que se assinala o 12º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pretende-se promover uma reflexão alargada sobre deficiência, trabalho digno e cidadania.

No âmbito deste III Encontro será apresentado publicamente o relatório elaborado pelo ODDH - ‘Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2018’ -, que sistematiza, a partir de fontes secundárias, as principais informações estatísticas sobre deficiência em Portugal nas seguintes áreas: Discriminação, Emprego, Educação e Proteção Social. Para debater os aspetos essenciais deste relatório será organizada uma mesa redonda com oradores convidados com responsabilidades no mundo do trabalho. Adicionalmente, o Encontro contará ainda com sessões paralelas onde se pretende dar visibilidade à produção científica levada a cabo pelos investigadores na área da deficiência.

Chamada de Trabalhos - até 30 de setembro de 2018

Com o objetivo de favorecer um lugar de encontro científico na área dos Estudos da Deficiência em Portugal e de divulgação de projetos de intervenção inovadores neste domínio, fomentando o intercâmbio e disponibilização de novos conhecimentos, o ODDH convida todas e todos os interessados a submeter os seus trabalhos, até dia 30 de Setembro de 2018. As propostas deverão focar a temática da deficiência, podendo considerar, entre outros, os seguintes eixos temáticos:
•    Trabalho e emprego;
•    Vida independente;
•    Cidadania e participação política das pessoas com deficiência;
•    Deficiência e intersecções de género, classe, etnia.

Modalidades de apresentação:
- Comunicação oral (entre 10 a 15 minutos).
- Poster;

Resumo:
- No máximo 300 palavras;
- Título, autor/a e afiliação;
- Modalidade pretendida: Comunicação ou Poster;

DATAS IMPORTANTES
Submissão resumo (até 300 palavras): 30 de setembro de 2018
Notificação de aceitação: 5 de novembro de 2018

As submissões recebidas serão avaliadas pela Comissão Executiva do Encontro:

COMISSÃO EXECUTIVA

•    ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas